terça-feira, 28 de junho de 2011

Tênis que prometem tonificar pernas e glúteos: mito ou verdade?

A novidade do momento na indústria de produtos esportivos é o tênis que esculpe coxas, panturrilhas e bumbum durante o uso. Mas será que o consumidor pode confiar na promessa dos fabricantes?

Para testar a eficácia do produto, o American Council of Exercise, em pesquisa conduzida por profissionais da Universidade de Wisconsin, comparou os benefícios dos tênis tonificadores com os dos modelos de corrida comuns. O resultado é frustrante: os dois estudos realizados mostram que não há diferenças significantes entre os dois tipos.

'Calçados não são pílula mágica', diz pesquisador
Para Todd Galati, membro do American Council of Exercise, a alegação dos fabricantes de que o tênis ajuda a queimar calorias e fortalecer os músculos é absurda. “Esses calçados não são uma pílula mágica. É a caminhada que vai fazer diferença na vida das pessoas, não o tênis”, disse Galati em entrevista à rádio americana NPR.

Não é o que pensa o presidente da marca Skechers, que comercializa os modelos tonificadores. Leonard Armato afirma que os estudos do American Council of Exercise são muito limitados e contradizem a posição do que ele chama de “mais de uma dúzia de pesquisas maiores e mais rigorosas”. Além disso, o executivo alega que a Skechers recebeu respostas positivas de 12 mil consumidores. “A maioria dessas pessoas disse que os benefícios do tênis mudaram suas vidas para melhor”, disse.

O embate entre a pesquisa do American Council of Exercise e os fabricantes dos tênis representa uma má notícia para quem esperava ficar em forma ao simples calçar de um sapato – mas, como aponta Galati, pode ser encarado como um incentivo para dar um gás na corrida matinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário